Pesquisa Datafolha aponta que aprovação do trabalho de parlamentares alcançou seu patamar mais baixo desde o começo da atual legislatura, iniciada em 2019. Somente 10% dos entrevistados consideram bom ou ótimo o trabalho do Congresso Nacional.
O índice é 3% menor que o da última pesquisa, realizada em setembro, e equivale a menos da metade do percentual registrado no primeiro semestre de 2019 (22%), quando foram iniciados os mandatos dos atuais deputados e senadores.
Também caiu o percentual de impressões negativas. Para 41% dos brasileiros, o trabalho do Congresso é ruim ou péssimo, número menor que os 44% registrados em setembro. Outros 45% afirmaram que a atuação do parlamento é regular, aumento em relação aos 40% da pesquisa anterior.
A pesquisa foi feita do dia 13 a 16 de dezembro com 3.666 pessoas a partir de 16 anos, de todas as classes e de 191 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais, ou para menos. O Datafolha também questionou a aprovação do Congresso entre os que consideram o trabalho do presidente Jair Bolsonaro bom ou ótimo, que somam 18% dos entrevistados. Mais uma vez o número é menor que a pesquisa de setembro, que apontou 23% dos colaboradores que aprovavam o trabalho do Legislativo entre os que apoiam o trabalho feito no governo Bolsonaro.